O que são variações de produtos?
Variações de produtos são diferentes versões de um mesmo item que compartilham características principais, mas diferem em aspectos específicos, como cor, tamanho, material ou outros atributos. Essas variações permitem que um único produto seja oferecido em múltiplas opções, atendendo às preferências e necessidades dos clientes de forma personalizada.
No contexto do nosso sistema, as variações são organizadas de forma lógica para que você possa cadastrar e gerenciar diferentes opções de um mesmo produto com facilidade. Em vez de criar um item novo para cada pequena diferença, você vincula essas variações a um único produto principal.
Exemplos práticos de variações:
- Roupas:
- Cor: vermelho, azul, preto.
- Tamanho: P, M, G, GG.
- Calçados:
- Numeração: 36, 37, 38, 39.
- Modelo: com cadarço, sem cadarço.
- Eletrônicos:
- Capacidade: 64 GB, 128 GB, 256 GB.
- Cor: prata, dourado, grafite.
- Móveis:
- Material: madeira, metal, plástico.
- Acabamento: fosco, brilhante.
Como configurar corretamente as variações no sistema?
- Identifique quais atributos podem variar em seu produto (exemplo: cor, tamanho, material). Caso deseje conectar seus produtos com marketplaces, verifique também como o marketplace classifica as variações para sua linha de produtos, visto que em muitos casos as variações serão obrigatórias para que a publicação possa ser realizada.
- Cadastre esses atributos como variações e dentro de cada variação os valores possíveis. Exemplo: cadastrar “cor” como variação e dentro de “cor” os valores: azul, amarelo, vermelho.
- Feito isso cadastre produtos tipo variação e escolha quais variações vincular com o produto
- Certifique-se de que todas as variações criadas estejam devidamente configuradas com seus preços, códigos de identificação (SKU) e estoque, caso necessário.
Ao utilizar variações de produtos, você mantém o cadastro organizado, facilita o processo de busca e escolha para o cliente, e otimiza a gestão de estoque e vendas.
No vídeo a seguir você aprenderá a cadastrar variações para diferenciar os seus produtos por cor e tamanho, por exemplo.