Cadastro de Produtos – Core

Nesse vídeo você aprenderá a cadastrar produtos em seu sistema.

Observações sobre o cadastro de produto

  • Estoque Mínimo: Quantidade mínima necessária em estoque. Produtos que tiverem estoque menor que seu mínimo irão aparecer no relatório de requisição de compra. Colocar zero para que o produto nunca apareça no relatório.
  • Preço de Venda: Se o custo for maior que zero, digitando o preço de venda o sistema calculará a margem (markup) automaticamente. Outra opção é digitar custo e margem e o sistema calculará o preço de venda.
  • Observação: A informação inserida neste campo irá aparecer no buscador do início do sistema ao clicar no produto. Também é possível buscar o produto pela observação. Exemplo: em um cartucho de impressora, inserir os modelos de impressoras compatíveis com ele no campo de observação, ao buscar pelo código da impressora será possível encontrar os cartuchos compatíveis.
  • Imagem: Insira a imagem do produto nos formatos jpeg, jpg, gif ou png. Não utilizar tamanhos excessivamente grandes, principalmente se este produto estiver publicado em loja virtual ou marketplaces, o que irá prejudicar o tempo de carregamento do site. O tamanho ideal da imagem pode depender do seu projeto de e-commerce, mas no geral um bom tamanho seria uma resolução de 1024 x 1024 pixels e tamanho na faixa de 600Kb por arquivo.
  • Observações Fiscais: O que for colocado neste campo sairá na impressão da nota fiscal abaixo do nome do produto.
  • Custo do produto: Calculado nas operações de ajuste de custo ou compra. No caso do ajuste de custo, o custo do produto será atualizado com o valor inserido na operação de ajuste. No caso da compra o custo será recalculado conforme o seu sistema estiver parametrizado. Para a compra existem duas possibilidades:
    • Último Custo: exemplo de uso: ao registrar uma nova compra com o custo de produto de R$ 30,00, independente do custo anterior e quantidade em estoque, o custo após a finalização da compra será de R$ 30,00
    • Custo Médio: exemplo de uso: ao registrar uma nova compra com o custo de produto de R$ 30,00. o sistema levará em conta as quantidades e custos anteriores com a compra em questão. Exemplo: estoque atual com 10 unidades ao custo de R$ 15,00, compra de 12 unidades a R$ 30,00, desconsiderando o rateio de frete, seguro, outras despesas e substituição tributária. Calculo do custo médio será o seguinte:
      • 1015+1230 = 510/22 = R$ 23,18
    • Observe que a diferença em utilizar custo médio e último custo pode ser bem grande. Verifique qual alternativa se encaixa melhor em seu modelo de negócio.