A partir da versão 6.5.1 o cadastro de serviços foi unificado para a mesma estrutura de cadastro de produtos, permitindo uma maior organização para o gerenciamento dos cadastros e tributos incidentes sobre os serviços prestados.
A seguir algumas regras importantes que alteram o funcionamento da Ordem de Serviço:
- Os serviços previamente cadastrados via Ctrl-E em Cadastro –> Serviços precisarão ser recadastrados na nova estrutura acessando o Core na opção Cadastro –> Serviço
- OSs geradas antes da atualização do sistema terão ainda os serviços legados. Estes não serão convertidos para o novo formato e continuarão funcionando para relatórios ou arquivamento de OS. O sistema permitirá exclusão de serviços no formato legado mas não permitirá novas inclusões neste formato. Para incluir novos serviços o sistema permitirá apenas para o novo formato através do mesmo buscador de produtos que também foi unificado.
- Agora é possível vender/faturar um serviço diretamente na tela de venda sem a necessidade de abrir uma OS, pois o processo de faturamento foi unificado.
- O desconto sobre serviços pode ser bloqueado ou pode seguir a mesma parametrização do desconto sobre produtos. Por padrão seu sistema terá o desconto sobre serviços bloqueados. Caso queira alterar esse comportamento é necessário abrir um chamado para que nosso suporte faça a parametrização adequada.
- Na emissão da nota de serviço por padrão a descrição da nota será o nome do produto, mas caso queira incluir uma descrição personalizada utilize o campo observação fiscal dentro do movimento.
Segue abaixo o procedimento para o cadastro de serviços e parametrização de tributos na nova estrutura:
Recomendamos que a parametrização de tributos seja feita antes do cadastro do serviço:
- Acesse cadastro –> Figura Fiscal Serviços
- Você pode editar uma figura existente ou adicionar uma nova
- Aba Geral: digite um nome que identifique facilmente a figura fiscal. O NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços) é opcional
- Aba Municipal:
- Preencha os campos nas empresas que deseja emitir notas de serviço
- O código do serviço municipal costuma ser a base de toda a tributação e deve sempre ser informado corretamente conforme as tabelas de seu município, incluindo-se a formatação se houver (pontos, barras, etc)
- Atenção ao preenchimento da alíquota do ISS que deve estar de acordo com as regras de seu município.
- Aba Federal:
- Preencha os campos nas empresas que deseja emitir notas de serviço
- informe o CNAE no seguinte formato: NNNN-N/NN
- Informe as retenções de impostos federais se houver. Elas serão lidas se o tomador do serviço for pessoa jurídica
- As alíquotas e regras tributárias podem variar entre cada município. Em caso de dúvidas consulte a legislação municipal ou seu contador.
Para cadastrar o serviço
- No menu do Core acesse a opção Cadastro –> Serviço
- Clique em buscar para editar os serviços existentes ou Adicionar para Cadastrar um novo
- Digite os campos obrigatórios (nome e categoria)
- Na aba fiscal recomendamos manter o tipo de item padrão (09 – Serviços). O NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços) é opcional. Vincule aqui a figura fiscal cadastrada na etapa anterior
- Na aba preço recomendamos deixar o custo zerado se o serviço é executado pela equipe interna da empresa, neste caso o resultado é apurado no fechamento, levando em conta os encargos trabalhistas e operacionais envolvidos. Para controle de custos de serviços terceirizados pode-se preencher este campo. Defina os preços de venda de seu serviço nas tabelas de preço utilizadas
Uma vez cadastrado o serviço e vinculado com uma figura fiscal será possível utilizá-lo em suas OSs e vendas.