A partir da versão 6.5.2 houveram algumas mudanças significativas no relatório de lucratividade.
A imagem a seguir mostra a estrutura do buscador e das colunas do relatório:
As colunas do relatório podem ser configuradas através do ícone de engrenagem e o relatório gerado pode ser exportado como planilha através do ícone ao lado.
No buscador foi adicionada a opção Tipo de item, que possui valor padrão “Todos”, mas pode ser alterado para buscar e totalizar apenas itens tipo produto ou itens tipo serviço.
Sobre os serviços: caso utilize serviços terceirizados, cadastre previamente os custos de seus serviços para que seja possível gerar o cálculo correto da lucratividade. Mas caso o serviço seja executado com equipe própria, recomenda-se deixar o custo do item tipo serviço zerado, pois neste cenário a apuração de lucratividade depende de apuração de custos de mão de obra do período e foge do escopo deste relatório.
Sobre as colunas do relatório:
- Venda Bruta: valor do preço de venda o item tipo produto ou serviço no momento da finalização de venda, sem descontos ou acréscimos. É apenas um valor de referência para entender como chegou-se ao preço de venda do item ou do movimento.
- Acréscimo: se o valor de venda líquida for maior que o valor de venda bruta, a diferença acrescentada será salva no campo acréscimo
- Desconto: se o valor de venda líquida for menor que o valor de venda bruta, a diferença descontada será salva no campo desconto
- Venda Líquida = Venda Bruta – Desconto + Acréscimo
- Custo: custo dos itens no momento da finalização da venda
- Lucro: diferença entre Custo e taxas com a Venda Líquida, sem considerar os impostos da operação
- Markup: representação do lucro em %